Áreas de atuação


O Centro Universitário, por sua concepção histórica, entende ser de sua responsabilidade a formação dos quadros profissionais da região, do Estado e do País, tendo no ensino com pesquisa e na extensão o compromisso com as diretrizes e preceitos da excelência educacional.
Nesta perspectiva, a educação superior do Centro Universitário pretende abranger cursos e programas presenciais ou a distância: de graduação; de pós-graduação; de extensão; seqüenciais; e tecnológicos.

No Ensino de Graduação

O Centro Universitário considera importante a Graduação, pela sua relevância na construção da visão de mundo e da postura política do indivíduo, preparando-o com autonomia e liberdade por meio de um processo educacional que garanta a conciliação da postura ética com a prática profissional para o exercício da cidadania. Como formação inicial, deve propiciar a construção de uma ordem social em processos de aprendizagem permanente.
O UNIPLAN, orientado por uma visão interdisciplinar, concebe a sua organização didático-pedagógica a partir do avanço da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade e reconhece, assim, que todo o conhecimento é igualmente importante. Neste sentido, procura a integração do ensino com a pesquisa e estimula a extensão por meio de ações factíveis e razoáveis ao seu universo de aplicação.
Objetivos para a Graduação:

Para atingir esses objetivos gerais, é necessária a formulação de projetos curriculares mais flexíveis para os diferentes programas de ensino. A partir dessas considerações, a concepção dos cursos de Graduação do UNIPLAN respeita os seguintes princípios:

Consideração da Graduação como etapa de construção das bases conceituais, teóricas e metodológicas para o desenvolvimento do processo de educação continuada.

No Ensino de Pós-graduação

Os programas de Pós-graduação, ao serem oferecidos, terão o objetivo de contribuir com a formação dos professores e com o progresso da região onde o Centro Universitário está situado. Tendo em vista a pouca tradição acadêmica que caracteriza a região, o planejamento e a execução de programas de Pós-graduação, embora necessários, dependem das competências docentes e acadêmicas conquistadas em outras regiões do País. Isso explica a razão de os Programas de Pós-graduação previstos estarem atrelados ao conceito de “programas interinstitucionais”.

Objetivos do Ensino de Pós-Graduação:

Na Pesquisa

De acordo com o artigo 46 do seu Estatuto, o Centro Universitário desenvolve, incentiva e apóia a pesquisa, diretamente, por meio da concessão de auxílio para a execução de projetos ou outras formas de apoio, com o objetivo de produzir conhecimento de forma crítica e sistemática estimulando sua produção científica.
As normas regulamentares referentes às atividades de pesquisa, nos aspectos relativos à sua organização, funcionamento, administração, financiamento, assim como os relacionados à sua avaliação e divulgação, são aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Considerando o compromisso com a formação superior, o UNIPLAN priorizará, em suas linhas de pesquisa, as áreas de conhecimento dos cursos que oferece e que venha a oferecer, as áreas de competência dos professores com perfil de pesquisador e as áreas de interesse da região, para poder investir em:

O UNIPLAN possui duas linhas de pesquisa: a) Saúde, Educação e Tecnologia; e b) Sociedade, Cultura, Justiça e Tecnologia;
O UNIPLAN acredita que a realização destas atividades desenvolve competências que, além de alimentar/realimentar a estrutura curricular, os conteúdos programáticos, o ensino e a aprendizagem de um modo geral, contribuem para a realização de consultorias às organizações da região, a organização e oferta de minicursos abertos, palestras, treinamentos, entre outros.
São objetivos para a pesquisa:

Na Extensão

A Extensão deve ser encarada na perspectiva da produção do conhecimento, contribuindo para viabilizar a relação transformadora entre o UNIPLAN e a sociedade.
As atividades de extensão, inclusive as de natureza desportiva, artística e cultural, visarão valorizar e estimular a criação e difusão da arte e da cultura, particularmente aquelas patrocinadas pela comunidade, refletindo o potencial do Centro Universitário no contexto social e sendo base para o desenvolvimento de programas de ensino e produção do saber, recolhendo insumos para a contínua revisão do fazer acadêmico.
A programação extensionista incluirá a promoção de serviços à comunidade e a realização de cursos de treinamento de profissionais nas áreas de Educação e Técnico-científica, assumindo as formas de curso de extensão, palestras, conferências, simpósios, jornadas e assistência a empresas e órgãos públicos.
De modo geral, o UNIPLAN se propõe a realizar sua integração com a sociedade por meio:

Objetivos para o Desenvolvimento da Extensão:

Dessa forma, o UNIPLAN, ao implementar os seus currículos plenos, ementas, programas e recursos didáticos efetivando a integração entre ensino, pesquisa e extensão, pretende:

Nos Cursos Seqüenciais

O UNIPLAN pretende implantar inicialmente os seguintes Cursos Seqüenciais de formação específica: Desenho Técnico Arquitetônico, Desenho Técnico Mecânico, Designer Gráfico, Designer Multimídia e Web Designer, cujos processos já se encontram tramitando no MEC.
Em consonância com as novas diretrizes educacionais, o UNIPLAN oferecerá cursos de formação específica com o intuito de atender à demanda da região de acordo com sua nova realidade, uma vez que está constatado o aumento significativo de micro, pequenas e médias empresas. Portanto, estes cursos servem tanto àqueles que tenham concluído o Ensino Médio como a graduados que pretendam dominar conhecimentos específicos em alguma das áreas técnicas abrangidas e ampliar sua possibilidade de inserção no mercado de trabalho emergente.
Dessa forma, os cursos seqüenciais podem servir ao interesse de todos os que, possuindo um certificado de conclusão de Ensino Médio, buscam ampliar e atualizar suas qualificações técnico-profissionais, freqüentando o Ensino Superior, sem necessariamente ingressar em um curso de Graduação, ainda que os alunos possam solicitar o aproveitamento das disciplinas para este fim, devendo passar, para isso, obrigatoriamente, por processo seletivo.
Objetivos para os Cursos Seqüenciais de Formação Específica:

Nos Cursos Tecnológicos

O UNIPLAN pretende implantar Cursos Tecnológicos de Desenho Técnico Arquitetônico, Desenho Técnico Mecânico, Designer Gráfico, Designer Multimídia, Gerenciamento de Redes, Gestão de Comércio Exterior, Gestão de Empreendimentos de Saúde, Gestão de Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, Gestão de Empreendimentos Esportivos, Gestão de Marketing, Gestão de Negócios Empresariais, Gestão de Organização de Eventos, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Sistemas de Informação e Web Designer, cujos processos já se encontram em tramitação no MEC.
Tal deliberação explica-se pela ampla gama de situações e questões suscitadas pelos mercados globalizados, sujeitos a transformações a cada nova tecnologia absorvida, exigindo agilidade e flexibilidade das Instituições de Ensino em sua oferta de produtos educacionais. A opção por cursos de níveis diferenciados atenderia, portanto, à expressiva demanda por educação pós-média, em direta correspondência com a diversidade socioeconômica do País.
Os cursos tecnológicos, destinados a egressos do ensino médio, técnico e superior, diferem dos cursos seqüenciais ao possibilitar ao seu egresso o prosseguimento de estudos em outros cursos e programas de educação superior.
Sua organização curricular dá especial ênfase às competências profissionais peculiares às áreas exploradas, obedecendo a perfis profissiográficos formulados a partir da aferição das demandas imediatas do mercado de trabalho e da sociedade. Suas diretrizes curriculares são presente objeto de estudos pelo MEC, como parte dos trabalhos de reforma da Educação Profissional segundo os pressupostos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996.
O Centro Universitário pretende que os Tecnólogos por ele formados sejam, em conformidade com a definição proposta pelo MEC, profissionais de nível superior aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em suas áreas de formação específica, contribuindo para o pronto atendimento das necessidades do mercado de trabalho das regiões em que atuarem.
Objetivos para os Cursos Tecnológicos:

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