UNIPLAN

Como acessar

Missão Institucional

O UNIPLAN tem como missão investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Para alcançar este objetivo, o Centro Universitário promove a educação superior integrando a pesquisa e a extensão, visando à formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região.
Seu dever é orientar e desenvolver iniciativas que aumentem a qualidade do Ensino e com ela a formação de sujeitos responsáveis, comprometidos com o seu autodesenvolvimento e com o progresso da sociedade. Para tanto, partilha dessa responsabilidade com os ingressos, os egressos e com as organizações locais. Nesse sentido, o Centro Universitário objetiva ser locus de referência no Estado, assumindo o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional da região e participar da inserção dos egressos no mercado de trabalho. O Centro Universitário entende que, na interação dinâmica com a sociedade, em geral, e com o mercado de trabalho, em particular, define os seus campos de atuação acadêmica presentes e futuros.
Reconhecendo a crescente importância do conhecimento para a formação de sujeitos e para o processo de desenvolvimento da sociedade, o UNIPLAN pretende produzi-lo articulando o ensino com a pesquisa a partir da análise da realidade social, econômica, política e cultural local, buscando compreender melhor e mais profundamente a realidade que seu egresso irá contribuir para transformar. Neste sentido, este Centro Universitário tem como diretriz uma formação que combina e equilibra o desenvolvimento técnico e humanístico e que promove a visão sistêmica do estudante.
Não obstante, o processo de formação do profissional deve abranger uma série de compromissos com a realidade social enquanto sujeito partícipe de sua construção qualitativa, ao mesmo tempo em que assumirá o exercício profissional na direção da resolução dos problemas locais e regionais.
Para realizar essa missão, o Centro Universitário também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de educação superior, deva ser possuidora de uma política de Graduação rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.
Por ocasião da visita da Comissão do Conselho Nacional de Educação à Instituição, esta pode observar uma vocação natural da IES que não estava claramente expressa nos objetivos do Centro Universitário descritos no PDI aprovado.
De fato, a Instituição tem como missão investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mundo do trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Com o objetivo de alcançar sua missão, o Centro Universitário promove a educação superior, integrando ensino, pesquisa e extensão, com vista à formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Distrito Federal.
A Instituição assumiu como compromisso a capacitação de seus egressos como agentes do processo de inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, particularmente no que se refere aos problemas da comunicação humana. As atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu direcionam-se para a instrumentalização dos egressos, de forma a torná-los aptos a interagirem na sociedade de forma construtiva e com responsabilidade social.
No âmbito dos cursos superiores oferecidos pela IES, são desenvolvidas ações que têm como eixo estruturante a busca de soluções complementares para pessoas portadoras de deficiências da fala, audição e outras correlatas. Da mesma forma, ocorre nos cursos de pós-graduação lato sensu.
Desta maneira, o Centro Universitário caracteriza-se como uma instituição vocacionada para a formação de profissionais capacitados para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade. Sua atuação destaca-se principalmente no campo da comunicação humana, mediante ações de integração, desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu oferecidos, presenciais ou a distância.
Objetivos

  • Expandir a oferta de ensino superior qualificado com a implantação de novas unidades de ensino nos limites territoriais de sua área de atuação;
  • Capacitar profissionais para atuação como agentes do processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais;
  • Promover a ampliação de suas atividades de ensino e extensão e a diversificação da oferta de seus serviços educacionais à comunidade do Distrito Federal;
  • Instrumentalizar os egressos tornando-os aptos a interagirem na sociedade de forma construtiva, capacitados para promover a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no mundo do trabalho, com responsabilidade social