UNIPLAN

Como acessar

Caracterização da Região

Declarada pela ONU Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade de Brasília começou a surgir em 1823, em argumentos de José Bonifácio de Andrada e Silva a respeito da necessidade de transferir a Capital do País para um ponto mais central do território nacional. O nome por ele sugerido era justamente o que, mais de um século depois, se tornaria conhecido no Brasil e no mundo.

A Capital da nação teve sua pedra fundamental lançada em 7 de setembro de 1922, agregando ainda maior simbolismo a uma iniciativa que já se caracterizava por uma aura mística: o santo italiano São João Bosco dizia ter sonhado com uma espécie de terra prometida que surgiria entre os paralelos 15º e 20º. Tendo como arquiteto principal Oscar Niemeyer, a cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, estabelecendo-se como marco arquitetônico tanto pelas enormes dificuldades enfrentadas para sua implantação quanto pelo arrojo de seu planejamento.

O site Portal Brasil, em sua página dedicada à cidade, informa, quanto à geografia e política regionais:

O Distrito Federal possui 5.822,1 km², está localizado na região Centro-Oeste e possui como limuniplan, Planaltina de Goiás (Norte), Formosa (Nordeste e Leste), Minas Gerais (Leste), Cristalina e Luziânia (Sul), Santo Antônio do Descoberto (Oeste e Sudoeste), Corumbá de Goiás (Oeste) e Padre Bernardo (Noroeste). Suas características são: planalto de topografias suaves e vegetação de cerrados, com altitude média de 1.172 metros, clima tropical e os rios principais são o Paranoá, Preto, Santo Antônio do Descoberto e São Bartolomeu. A hora local em relação a Greenwich (Inglaterra) é de -3 horas.

O Distrito Federal é dividido em RAs (Regiões Administrativas). O governo é chefiado pelo Governador do Distrito Federal, auxiliado pela Câmara Legislativa composta por 24 deputados distritais. No Congresso, o Distrito Federal é representado por 3 senadores e 8 deputados federais. Para cada região administrativa é nomeado um administrador. Essas regiões administrativas são formadas pelo Plano Piloto e pelas chamadas cidades-satéluniplan, além da zona rural de cada uma delas.

O Distrito Federal é formado pelo Plano Piloto, que engloba as asas sul e norte, lago sul e lago norte, setor sudoeste, octogonal, cruzeiro velho e cruzeiro novo. São áreas próximas e que formam a cidade de Brasília. Um pouco mais distante das áreas centrais, ficam as cidades-satéluniplan, que são cidades de pequeno e médio portes, localizadas a uma distância média de 10 km do Plano Piloto. São elas: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Cruzeiro, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, recanto das Emas, Riacho Fundo e Candangolândia. Essas cidades-satéluniplan possuem administração própria, sob coordenação do Governador do Distrito Federal e da SUCAR – Secretaria de Estado de Coordenação das Administrações Regionais.

Os órgãos do governo federal, embaixadas, residências oficiais e prédios públicos federais estão localizados no Plano Piloto, nas asa sul e norte e lago sul, em sua grande maioria. Brasília (Plano Piloto) é dividida em áreas para facilitar a concentração de empresas de um mesmo segmento, tais como: Setor Bancário, Setor Comercial, Setor Hospitalar, Setor de Diversões, Setor de Autarquias, Setor de Clubes, Setor de Embaixadas, áreas residenciais, comerciais locais, dentre outras. As ruas e avenidas em geral são largas, bem conservadas e fluem bem o tráfego dos veículos. As principais são o Eixo Monumental (divide as asas sul e norte e onde se localizam os Ministérios, Congresso Nacional e diversos órgãos do governo local e federal), Eixo Rodoviário (pista central de alta velocidade, e os eixos paralelos de menor velocidade, que atravessam a asa sul e asa norte de uma ponta a outra), a W-3 (W de oeste em inglês, west – avenida comercial com muitas lojas, sinais e trânsito complicado e atravessam também as asas sul e norte por completo) e a L-2 (L de leste, que atravessa a asa sul e norte na região leste, onde se concentram escolas, entidades diversas, igrejas, hospitais etc.).